sexta-feira, 22 de março de 2013

Viagem Cigana




Grupo Cata Luzes
(Viagem Cigana – 1983)

                Produzido e lançado de forma independente esse álbum, à época, quase nada representou frutos (bons ou ruins) para o Grupo de músicos Sergipanos. Por volta de 25 após seu lançamento, esse álbum é super-festejado e a musica “Cheiro da Terra” virou uma espécie de hino não oficial de Aracaju. Relançado em CD e bem documentada no YouTube®, alguém pode questionar a raridade dessa inclusão aqui neste blog e que eu a defendo de modo aguerrido: quem, fora os Sergipanos (não todos, obviamente), ouviu/viu falar no Grupo Cata Luzes?

                Esse disco (Viagem Cigana) é muito bem produzido. À época, os músicos se picaram de Aracaju para o Rio de Janeiro, posto que em Aracaju seria impossível se conseguir fazer um registro fonográfico decente (estamos falando de 1983). Com direção artística de Paulo Moura (que também tocou sax e clarineta em várias faixas), meu disco está como novo, a contra capa trás fotografias do grupo e ficha técnica completa; o encarte/envelope do LP trás mais fotografias e as letras das músicas. Apesar de produção independente o disco/álbum foi patrocinado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese). 

                O estilo do disco está bem próximo do que Sá, Rodrix & Guarabira fizeram durante seus estradares. Adicione um pouco (mas muito pouco mesmo) do Clube da Esquina (Milton Nascimento & Lô Borges) e teremos o Viagem Cigana. Mas onde está a novidade, então? A novidade reside justamente no fato de que as composições NÃO lembram nada do Nordeste seco, dos sertões, das caatingas... “Maracujaba” e “Ilhas-Olhos” remetem a um Nordeste que não povoava (povoa) o imaginário coletivo da maioria dos habitantes do resto da Brasil. A leveza poética das letras, acompanhada da beleza rítmica da música muito bem executada (e orquestrada pelo Paulo Moura) dão o tom certeiro de um LP que se não entrou na história do cancioneiro Brasileiro, entrou na história de muitos Sergipanos.

                        Sem mais delongas, eis o link do arquivo no 4shared. Fotos: internet.

http://www.4shared.com/dir/i0yviVuN/Viagem_Cigana.html







4 comentários:

  1. Ótima postagem.
    Continue assim, amigo naturista.
    Quando tiveres um tempo dê uma olhada nesses dois blogs que eu fiz: http://www.graphicartmusic.blogspot.com.br/
    e http://www.newgraphicartmusic.blogspot.com.br/
    Eles são todos em inglês por serem voltados a um público mais amplo. Vale dizer que só coube uma pequena parte de meu acervo.
    Como eu fazia postagens diárias, esgotei o espaço gratuito para postagens. A administração do Blogger afirmou que, se eu quizesse continuar postando, teria de comprar espaço. Por isso abri dois blogs. Quando esgotei o espaço do segundo, ainda pensei em abrir o terceiro pra fechar uma trilogia, mas meu tempo para me dedicar ao projeto acabou com o emprego que entrei e estou até hoje.
    Quem sabe um dia eu o faça?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário,

      Seu comentário é sempre um prazer. Meu blog é em vernáculo, pois a totalidade dos discos que pretendo postar são de música brazuca (e certamente quem estrangeiro for e se interessar por algo daqui saberá clicar no link e manusear o 4shared).

      Irei sim, ver seus blogs. Apesar de eu estar me retirando da biologia aos poucos, minha rotina de fisio/fono/exames/médicos está super puxada, por isso que só tou postando uma vez por semana.

      Abraços.

      Excluir
  2. Muito legal, descobri hoje e vou visitar as outras pages.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz com a abordagem que se dá a este disco que neste ano completou 30 anos. De fato, embora mais restrito aos sergipanos foi, todavia, considerado ainda em 1983 um dos melhores lançamentos do ano pela extinta Revista Manchete. Particularmente, eu que fui o produtor do disco, fico honrado com os comentários aqui postados. Este ano infelizmente tivemos a morte da produtora executiva Siomara Madureira e também já perdemos o estupendo Maestro Paulo Moura. Luiz Eduardo Oliva - produtor do Viagem Cigana

    ResponderExcluir