domingo, 31 de março de 2013

Violeta de Outono




Violeta de Outono
(Violeta de Outono – 1987)

                Lançado pela PLUG, uma extensão da RCA VICTOR, esse álbum marca o debut fonográfico dessa banda em formato long play (pois um ano antes pela selo Wop Bop, o Violeta de Outono lançou um EP com três músicas), que de forma muito esporádica e irregular lançou disco até 2012. Bem documentada na internet e no YouTube®, Violeta de Outono é uma grande banda que pouca gente conhece, especialmente esse primeiro álbum (homônimo). Na Wikipédia® tem a indicação de que Violeta de Outono é pós-punk/psicodélica. EU prefiro dizer que seu som se aproxima do progressive rock, embora nesse primeiro disco não tenham teclados. Mas esse negócio de classificar estilos é carregado de idiossincrasias e eu deixo cada pessoa livre para classificar do jeito que ela bem entender.

                O meu LP está em excelente estado e com o encarte muito bem conservado. Nesse encarte há as letras e a ficha técnica, incluindo os nomes de todos os técnicos envolvidos durante o processo de gravação. Uma informação importante é a autoria das músicas, sendo todas elas compostas pelo trio Angelo Pastorello, Cláudio Souza e Fábio Golfetti.

                Meus destaques vão pras músicas “Declínio de Maio” (Pastorello, Souza & Golfetti) e o cover muito bem executado de “Tomorrow Never Knows” (Lennon & McCartney), que está pegada com a faixa “Sombras flutuantes”. Leiam o trecho da Wiki onde se faz a crítica desse LP e entendam o que eu quero dizer sobre o cover dos Beatles: http://pt.wikipedia.org/wiki/Violeta_de_Outono.

                Aqui um breve release deste LP no site da própria banda: "Primeiro LP lançado pelo Violeta de Outono em 1987. A banda desenvolveu sua sonoridade característica com suas passagens climáticas, psicodélicas e orientais".

                Sem mais delongas, eis o link do arquivo no 4shared. Fotos: http://violetadeoutono.com

http://www.4shared.com/dir/ymEo9oPK/Violeta_de_Outono.html




3 comentários:

  1. Grande banda, excelente post. Mas uma correção: o debut fonográfico da banda foi o EP de 1986 lançado pelo selo Wop Bop, com apenas 3 musicas.

    ResponderExcluir
  2. Violeta é sempre agradável aos ouvidos. Contudo, minha preferência fica para o disco "Em Toda Parte" de 1989. Além de encarte, o LP possui capa dupla, o que é sempre satisfatório pra audiófilos que também amam a arte gráfica dos discos.
    Em minha coleção, só falta o primeiro EP.

    ResponderExcluir