domingo, 5 de maio de 2013

Paranormal Songs




Paranormal Songs
(Malbec - 2012)


                Esse post, com essa data de lançamento do álbum (2012) parece estranho, mas não é. É isso mesmo. Lançado pela INVERN RECORDS, Paranormal Songs marca o debut fonográfico dessa banda de Manaus, capital do Amazonas. Qual razão de eu incluir um disco lançado em 2012, muito bem documentado na internet (formatos MP3, FLAC e WAV) e tendo canal próprio no YouTube®? Como já havia discutido aqui no blog sobre critérios de raridade, ter arquivos MP3 não desmerece o critério “baixa tiragem”. E Paranormal Songs já nasceu raro: foram lançadas 1.000 cópias em CD e 500 em LP. Daqui a 20 anos, ter uma cópia física do PS, que além de tudo é um disco muito bom, será uma raridade inigualável. Quero ver daqui a 20 anos, neguinho ousar falar: “tenho o primeiro álbum da Malbec em MP3”. Essa assertiva nunca soará como: “tenho o primeiro LP da Malbec”.


                O meu LP está zero km, apesar de uma falta muito grave ocorrer nessa mídia: não há encarte, nem informações na contracapa que indiquem o nome dos integrantes da banda e informações extra-adicionais como produção, nome dos técnicos envolvidos durante o processo de gravação etc. Isso é uma falha grave que não se justifica.


                Sobre a obra tecerei poucos comentários: o álbum é muito bom. Rotulando-o, a sonoridade lembra o pós-punk Inglês do começo dos anos 1980. O legal é a mistura meio a meio de canções em português e em inglês, o que faz do conjunto, uma obra não monótona. A primeira faixa começa meio embolada, sem dar o recado bem dado. Mas essa impressão se dissipa em “Relógio da Torre” e “Calo”, duas putas faixas. Daí chega a que, para mim, é a melhor música: “Fitas Livres”. O resto é história e vos lhes convido a ouvir Paranormal Songs por inteiro.


                Sem mais delongas, eis o arquivo para download do Paranormal Songs no próprio site da banda: http://www.malbec.mus.br/site/


       Para quem quiser um pouco mais, aqui vai o link do canal no YouTube® da banda: www.youtube.com/malbecmusic






8 comentários:

  1. Excelente blog!

    Por coincidência, estou escutando "As Rosas Não Falam" do Fagner... algo antigo e caio aqui.

    Abraço!

    W.

    ResponderExcluir
  2. É o resgate da nova/antiga boa música.

    ResponderExcluir
  3. Segundo LP de rock gravado e lançado por uma banda de Manaus.
    Já nasceu histórico.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a raridade do álbum, embora o som do vocal esteja muito abafado,quase não sai, o que dificulta muito pra entender as músicas... Ou eles cantam baixo mesmo ou então o som dos instrumentos não foi equalizado. Se alguém tiver as letras de alguma das faixas recomendadas nesse CD, eu gostaria que compartilha-se conosco! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um desafio / proposta pro Blog Radiola Atômica, postar mais informações sobre a banda - "Homem do Brasil" e seu álbum "O que eu tô fazendo aqui?" - um CD de rock nacional raro por muitas razões como a ousadia dos autores em apostar, nos dias atuais, em conteúdos mais essenciais e humanos, por abordar temas cotidianos com um real enfoque filosófico e letras com algo a dizer, mesmo em plena era da "Idade Média da música brasileira" com barulhos como os "ais, se eu te pego", os "tchu-tcha-tchas", os "Quadradinhos de 8", e outras tantos 'lixos auditivos' estourando como modas alienantes.

    Creio que deve ser pouquíssimo conhecido, pois a Bemol estava "vendendo"/dando as poucas cópias desse disco à R$ 4,90, na época que comprei, há uns 2 ou 3 meses atrás. Chamo atenção, em especial, pras faixas 2, 4, 5, 6, 10 e 14, que falam diretamente sobre temas essenciais para a Filosofia como altruísmo, compreensão, identidade, vida interior, a busca de si mesmo, panteísmo (ver deus em todas as coisas), fora o prólogo e o fechamento do CD com as faixas 1 e 16 intituladas "Ser (parte 1)" e "Ser (parte 2)", que já narram, por si sós, muitos dos problemas de valores invertidos que vivenciamos na nossa sociedade de hoje.

    Na minha convicção, o restante desse álbum cai na normalidade do que se espera de uma banda de rock, ou seja, entram de maneira mais superficial em temas como relacionamentos amorosos, problemas da vida urbana e outros, contudo, uma coisa é certa, não se faz um algo assim do nada, isso simplesmente não brota do "Espaço" (faixa 14), um álbum recheado com mais de 50% das letras com um conteúdo forte e motivador, com a boa intenção de mostrar um que o "ser humano" pode ser mais humano.

    Recomendo, então, que ouçam e comprovem, por si mesmos, que "Não é só mais um besteirol americano" ou uma 'viagem na maionese' casual que acabou em um bom trabalho musical bacana.

    ResponderExcluir
  6. Caio, a cópia em LP do Paranormal Songs está bem equalizada voz e instrumental; deve ter sido zica do formato MP3.

    Realmente, não há em um lugar óbvio (tipo encarte do LP/CD ou no site da banda) as letras do Paranormal...

    ResponderExcluir
  7. Caio, lance desafios assim não, que vc me quebra... kkkkkkkkkkkkkkkk...

    Nunca nem ouvi essa banda.

    ResponderExcluir
  8. Olá, amigos.
    Em primeiro lugar, agradecemos à crítica e parabenizamos ao blog pelo trabalho.

    Em segundo, o encarte completo do álbum, disponível na versão em CD, não pôde ser incluído na versão em LP pois isso encareceria desproporcionalmente o produto.

    Em terceiro, todas as letras podem ser conferidas no próprio site oficial da banda (www.malbec.mus.br) na parte de Discografia (onde é realizado o download), em um botão ao lado de cada faixa. Elas podem ser encontradas também no seu canal oficial do Youtube(www.youtube.com/malbecmusic) e em sua página oficial do SoundCloud (soundcloud.com/malbecmusic) ligadas à cada faixa. Além disso podem ser encontradas também em sites como: http://letras.mus.br/albec/

    Grato.
    Abraços!

    ResponderExcluir