sexta-feira, 21 de junho de 2013

Música popular do norte



Música popular do norte
(vários intérpretes - 1979)



Esqueça todo o estereótipo que você faz sobre a cultura musical dessa região do Brasil, uma vez que você provavelmente não sabe muito sobre a verve artística popular do norte.

Após uma introdução duríssima dessas, se você, nobre leitor, continua a ler essas más escritas linhas, mereces sorver pela orelha o suprassumo da BOA música produzida na região norte. Quero fazer dois breves adendos: esse LP é de 1979 e, por motivos claros, não tem incorporado o ritmo que no Pará se chama “guitarrada”, que eu, particularmente, acho muito bom. O outro adendo é sobre a qualidade sonora de algumas faixas: o negócio é, realmente, tosco. Foram gravações feitas in loco, com som direto, sem mixagens...o mais puro trabalho de registro etnográfico, à guisa de Mário de Andrade.

A abertura do disco é com a canção “Rolinha” e pode causar estranheza. Sem sotaque e com um acompanhamento sofisticado de um choro e um pequeno naipe de camerata, essa canção interpretada pela Jane Vaquer (aka Jane Duboc) introduz de forma musicalmente cosmopolita o resto do disco que tem dobrados com temas nortistas (Boi Bumbá), uma peça com piano e violinos bem ao estilo do maestro Waldemar Henrique (Morena), “pajelanças”, carimbós, batuques, “bois”, cirandas, ladainhas etc.

Uma curiosidade: prestem atenção na terceira música do lado B “O navio ‘Presidente’ está no fundo”. O intérprete canta “arquipélego” ao invés de “arquipélago”, denotando a verdadeira entoação da forma mais pura que uma canção deve ser registrada.

Esse LP é o disco síntese (compilação) da maravilhosa coleção com quatro volumes, Música popular do norte (todos editados pela Discos Marcus Pereira). Eu optei por gravar o LP em duas faixas (lados A e B) somente pelo fato de que o intervalo entre as músicas é muito exíguo. Contudo, irei detalhar a sequência e os nomes de todas as músicas abaixo:

Lado A

Lado B

1 – Rolinha
2’03
1 – Sonho de criança
4’14
2 – Uirapuru
1’43
2 – Moreninha
2’30
3 – Boi Bumbá
1’38
3 – O navio “Presidente” está no fundo
2’06
4 – Morena
2’21
4 – O pau rolou
2’02
5 – Cabocla bonita
1’07
5 - Marambiré
1’06
6 – Boi do Amazonas
1’54
6 – Desfeiteira
2’11
7 – Me dá, me dá, moreninha
2’04
7 – Dança dos imperiais
1’24
8 – Boi de orquestra
1’35
8 – Dança do cacetinho
1’35
9 – Boi de Madre Deus
1’52
9 – Dança da caninha verde
1’40
10 – Baralho
3’00




Sem mais delongas, eis o arquivo para download do Música popular do norte





Nenhum comentário:

Postar um comentário